Carregando...

Blog do Castelo

Você conhece a história do Castelo de Itaipava?

O Castelo de Itaipava, com sua arquitetura europeia, atualmente serve de cenário para novelas, filmes e ensaios. Além disso, o espaço comporta festas de grande porte, e não para por aí: o castelo contém hotel, restaurantes e até lojinha.

Mas nem sempre foi assim. Há aproximadamente 96 anos, começava a construção do que se tornara o “Castelo do Barão”, hoje conhecido como o Castelo de Itaipava.

O monumento foi construído na primeira metade do século XX, por volta de 1922-24, por um aristocrata anglo-brasileiro: Rodolfo Smith de Vasconcellos, o segundo Barão de Vasconcellos. Como o nome já sugere, o castelo está localizado no bairro de Itaipava, na cidade de Petrópolis.

A construção é uma reprodução de castelo europeu. Foi projetado pelo arquiteto Fernando Valentim (Lúcio Costa creditava a responsabilidade pelo projeto totalmente ao seu antigo sócio).

A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu: de Portugal, vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses. Da França, o telhado de ardósia. Da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso Salão do Zodíaco. As portas e janelas são de jacarandá, com ferragens inglesas. Os vitrais são austríacos e, finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

A construção que levou em torno de cinco anos para ficar pronta, abriga 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, sete banheiros, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, vários terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com as armas da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo, livros raros e um vasto parque cercando a mansão.

O castelo mantém, ainda, uma torre onde está uma cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

Em 1992, o castelo foi sede de um leilão de peças da família Smith de Vasconcellos.

Após muitos anos fechado ao público, o Castelo finalmente abriu as portas para receber pessoas de todos os lugares.

No hotel do Castelo encontram-se 24 suítes com decoração e arquiteturas únicas, mesmo quando na mesma categoria. O hotel foi inaugurado em 2015.



Dentro do próprio castelo ainda encontramos o Bistrô: um restaurante aconchegante, com pratos deliciosos, música ao vivo e uma excelente carta de vinhos e cervejas com rótulos especiais.



No pátio das Jabuticabeiras, encontra-se o Solar do Castelo, um bar e restaurante com dois ambientes internos climatizados e uma charmosa área externa com ombrelones. O espaço pensado para agradar a todas as faixas etárias disponibiliza área kids gratuita, música ao vivo, cervejas e chopps artesanais.



Este ano o Castelo ganhou sua própria loja. Agora os visitantes podem comprar presentes, itens de conveniência, souvenirs do Castelo com tema medieval e dos principais pontos turísticos da região.

São diversas opções que vão de itens decorativos a cama, mesa e banho, de vestuário a copos e taças. Além de itens de conveniência, como de higiene pessoal, bebês, brinquedos, entre outros.

Gostou de conhecer mais sobre o Castelo de Itaipava? Venha conhecer pessoalmente, nos faça uma visita: br 040, Km 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ.

CASTELO DE ITAIPAVA


BR 040 , KM 56 - Itaipava - Petrópolis/RJ
A apenas 1 hora do Rio ou de Juiz de Fora (MG)

Central de Informações e Reservas: +55 24 2223.9292
Casamentos e Festas: +55 21 9.9839.0101
Hotel+55 24 9.9911.9991
Eventos de Bilheteria: +55 21 9.8669.1034
Bistrô: +55 24 9.9977.5477
Solar: +55 21 9.8669.1033